O
Departamento de Matemática (DMAT) é uma subunidade orgânica permanente da
Escola de Ciências da Universidade do Minho, que visa a criação, a transmissão e a aplicação do conhecimento no domínio da Matemática. O DMAT é constituído por 59 docentes doutorados.
O DMAT é responsável pela lecionação das disciplinas de Matemática dos projetos de ensino da
Universidade do Minho (UM), nomeadamente nas áreas de Ciências e Engenharia, desenvolvendo a sua atividade nos campi de Azurém (Guimarães) e Gualtar (Braga). O DMAT é responsável por diversos
ciclos de estudos, quer ao nível do ensino pré-graduado (Licenciatura/1º Ciclo), quer ao nível pós-graduado (Mestrado/2º Ciclo e Doutoramento/3º Ciclo), a maioria deles em parceria com outros departamentos da Escola de Ciências ou outras Escolas da UM.
Ao nível da
investigação, o DMAT partilha recursos humanos e materiais com o
Centro de Matemática da Universidade do Minho, a unidade de investigação da UM no domínio da Matemática. A investigação produzida pelos membros do DMAT abarca a maior parte das grandes áreas da Matemática, e cobre o espetro que vai da investigação pura às aplicações em variados campos, da Medicina às Ciências Sociais.
O DMAT promove a
abertura à sociedade e a divulgação científica, nomeadamente através da realização de palestras de interesse geral, da colaboração com as escolas da região geográfica onde se insere, e da prestação de serviços.