Universidade do Minho  

       
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 



Reformulação do Mestrado em Matemática

O atual modelo do Mestrado em Matemática tem 15 anos e apenas foca a vertente mais pura da Matemática. Como o interesse pelas aplicações da Matemática cresceu muito nos últimos anos, a Universidade do Minho resolveu fazer uma reformulação.
Assim os atuais Mestrados em Matemática e Computação e o Mestrado em Matemática serão fundidos num só Mestrado. Este novo Mestrado terá duas áreas de especialização: Uma em Matemática e outra em Ciências da Computação.
A primeira com ênfase essencialmente na Matemática (com dois perfis) e a segunda com ênfase nas Ciências da Computação pautando pela procura de soluções computacionais de problemas matemáticos e pela aplicação dessas soluções nas ciências e nas tecnologias.
A área de especialização em Matemática terá dois perfis, um na Matemática aplicada, no qual se pretende que os alunos desenvolvam competências matemáticas para aplicar em diversas áreas da ciência, como por exemplo na física, na robótica, na economia, na biologia, etc. e um segundo na Matemática pura, no qual se pretende que os alunos desenvolvam competências para fazerem trabalho de investigação na Matemática fundamental (este perfil é muito próximo do atual Mestrado em Matemática).
Este novo Mestrado (que irá substituir o atual), aguarda autorização da agência de acreditação dos cursos do ensino superior (A3ES) para funcionar.


O Mestrado em Matemática já não admite novos alunos para o ano letivo 2020/2021. A duração, os requisitos e o plano de estudos do Mestrado que agora encerra podem ser consultados abaixo.

Duração oficial - 2 anos/4 semestres a tempo inteiro/120 créditos ECTS. Inclui dois semestres de dissertação.

Requisitos de acesso - Podem candidatar-se ao acesso ao curso: titulares de um grau de licenciado ou equivalente legal em Matemática ou áreas afins; titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Escola de Ciências da Universidade do Minho; detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Requisitos do programa de estudos - Os alunos só podem iniciar a dissertação após terem completado a parte curricular do curso (60 ECTS).

Local de Funcionamento - Campus de Gualtar, Braga

Director de Curso:
José Joaquim Martins Oliveira
jjoliveira@math.uminho.pt
Tel: 253 604351

Contactos:

Departamento de Matemática
Universidade do Minho
4710-057 Braga
Telefone: 253601501

Email: m-m@math.uminho.pt
URL: http://www.math.uminho.pt

mais informações em  

Plano de Estudo

AnoUnidade CurricularRegime*ECTS
1ºano
1Álgebra UniversalO7,5
1Complementos de Álgebra LinearO7,5
1Módulos e AnéisO7,5
1Semigrupos, Autómatos e LinguagensO7,5
1Teoria Algébrica de SemigruposO7,5
1Teoria de CategoriasO7,5
1Teoria de CódigosO7,5
1Teoria de GaloisO7,5
1Geometria das VariedadesO7,5
1Geometria HiperbólicaO7,5
1Geometria Hiperbólica IIO7,5
1Geometria RiemannianaO7,5
1Grupos de LieO7,5
1HomologiaO7,5
1Métodos Geométricos na FísicaO7,5
1Teoria de HomotopiaO7,5
1Teoria de MorseO7,5
1TopologiaO7,5
1Topologia e Geometria das SuperfíciesO7,5
1Análise Funcional O7,5
1Equações de Derivadas ParciaisO7,5
1Elementos de Teoria de OperadoresO7,5
1Equações Diferenciais OrdináriasO7,5
1Inequações VariacionaisO7,5
1MecânicaO7,5
1Medida e IntegraçãoO7,5
1Teoria ErgódicaO7,5
1Sistemas DinâmicosO7,5
1Cálculo Matricial (a)O7,5
1Tópicos de Matemática Computacional (a)O7,5
2ºano
2SeminárioS10,0
2DissertaçãoA50,0

*
O = Optativa Semestral
S = Semestral
A = Anual


(a) Esta unidade curricular pode ser escolhida em alternativa com qualquer outra unidade curricular ministrada por outros cursos de 2º ciclo, do Departamento de Matemática ou de outros Departamentos da Universidade do Minho, desde que perfaçam um total de unidades de crédito não inferior a 7.5, e ficando essa escolha sujeita a aprovação pela Direcção de Curso.


 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.