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Ações de Formação no Departamento de Matemática e Aplicações da Universidade do Minho

O Departamento de Matemática e Aplicações disponibiliza as seguintes ações de formação destinadas a professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, na área de Matemática/Informática:


Ação 1 – Sistemas Computacionais para Matemática
Estudo e utilização de algum software de caráter simbólico-algébrico, numérico, gráfico e estatístico (por exemplo, Mathematica, MatLab, R) na resolução de problemas da área da Matemática.
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Ação 2 - Tópicos de Estatística
Análise Exploratória de Dados (com introdução do SPSS e EXCEL): Estatística Descritiva - agrupamento de dados, medidas de localização e de dispersão, assimetria e curtose, tabelas de frequência, representações gráficas (diagramas de caule e folhas, letras-resumo, caixas com bigodes); Análise de Regressão.
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Ação 3 –Tópicos sobre Teoria de Grafos
Aprofundar conhecimentos sobre alguns tópicos de teoria de grafos, com particular ênfase para aqueles incluídos no programa de Matemática do ensino secundário. Serão abordadas algumas aplicações da teoria de grafos a problemas da sociedade moderna que surgem em áreas variadas, como a economia, a engenharia de comunicações, a arquitetura e a planificação de transportes.
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Ação 4 - Dos números naturais aos números reais
O conjunto dos números reais R e os seus subconjuntos Q, Z e N têm uma presença quase constante na maioria dos tópicos tratados nos programas de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário. Pretende-se fazer um estudo exaustivo destes conjuntos, fornecendo um método de construção e explorando propriedades interessantes de alguns dos subconjuntos de R.
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Ação 5 - Sistemas Dinâmicos para Professores de Matemática
Desenvolver materiais didácticos computacionais / interactivos sobre tópicos actuais de matemática que possam ser utilizados, quer na sala de aula quer em clubes de matemática. Serão abordados temas como iteração de funções, análise gráfica, geração de fratais, conjuntos de Julia e Mandelbrot, e outros aspectos interessantes da teoria do caos.
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Informações adicionais
  • Todas estas ações estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua. 
  • O número mínimo de inscrições para o funcionamento de uma ação é de 10 e o numerus clausus é 20. 
  • Todas as ações, com exceção da Ação 4, têm um custo de 100 €; a Ação 4 tem um custo de 60 ¤.

Mais informações poderão ser solicitadas para:
afilipe@math.uminho.pt ou jsoares@math.uminho.pt

Agradecemos ainda que divulgue esta informação junto de eventuais interessados.


 
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