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O fascinante número de ouro

Data: A combinar em função da disponibilidade.
Local: Escola de Ciências, Campus de Gualtar, Braga, ou nas escolas.
Público-alvo: Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.
Nº alunos por grupo: a definir.
RESPONSÁVEL: Suzana Mendes Gonçalves.
Enquadramento curricular: o tema da palestra relaciona-se com conteúdos programáticos da área curricular de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico.
 
 

Descrição: O que têm em comum o arranjo das pétalas de uma rosa, a concha em espiral de um molusco e o quadro "A última ceia" de Salvador Dali? Pode ser difícil de acreditar, mas estes exemplos tão díspares têm em comum um determinado número (ou proporção geométrica) que, no século XIX, foi denominado de número de ouro. No dia a dia, usamos o termo "proporção" para comparar partes de um objeto (quanto à dimensão ou à quantidade) ou para descrever a relação harmoniosa entre diferentes partes. Nesta palestra, vemos que o número de ouro se deixa abarcar de uma forma surpreendente por estas duas definições.

 
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