Universidade do Minho  

       
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
   
  imprimir
 
voltar 
Pediu Ciência?!...

Local: Laboratório/sala de aula na UMinho ou na escola que solicita a atividade (com algum material básico de laboratório), a adaptar à instalação dos diferentes postos com atividades
Público-alvo: Alunos do 2º ciclo e 3º ciclo , em particular do 6º e 9º ano de escolaridade.
Nº máximo e nº mínimo de participantes: a definir
Enquadramento curricular: As atividades são concebidas para crianças dos diferentes níveis de ensino e têm por base à área das Ciências, concretamente da Biologia Alimentar e da Matemática, que se apresentam na interseção de todas as outras áreas do programa.
Período temporal ou datas: Ao longo do ano letivo mediante disponibilidade de elementos da equipa Experiment@Ciência do projeto Scientia.com.pt (contacto Maria Antónia Forjaz)
 
 

Descrição: "Pediu Ciência?!..." consiste num conjunto de atividades experimentais onde as crianças são convidadas a participar de uma forma ativa e lúdica. "Alimentos, Nutrientes & Calorias" e "A Scientia contribui para a Sustentabilidade" são dois dos temas explorados nestas atividades. No primeiro tema pretende-se sensibilizar para a importância de uma alimentação equilibrada, desvendam-se os diferentes nutrientes constituintes dos alimentos, e convidam-se os participantes a analisar e decifrar rótulos e a calcular o valor calórico de alguns alimentos. No 2º tema promovem-se atitudes e comportamentos em prol de um estilo de vida mais sustentável.
Observações: As atividades experimentais incluídas no tema "Alimentos, Nutrientes & Calorias" poderão ser dinamizadas em conjunto com as palestras Pão pão, queijo queijo. E as calorias? Onde é que as vejo? (ver no capítulo da Biologia)e/ou a palestra A geometria desconhecida é a mais apetecida! e/ou a palestra Uns micróbios por dia nem sabe o bem que lhe faziam? (ver no capítulo da Biologia).

 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por DMAT Símbolo de Acessibilidade na Web D.