Universidade do MinhoEscola de Ciências    
 
  Universidade do Minho
www.math.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 
voltar 
A geometria desconhecida é a mais apetecida!

Data: A combinar em função da disponibilidade de elementos do projeto Scientia.com.pt. (contacto Maria Antónia Forjaz).
Local: Escola de Ciências, Campus de Gualtar, Braga.
Público-alvo: Alunos do 2º ciclo do Ensino Básico, em particular do 6º ano de escolaridade.
Nº alunos por grupo: a definir.
Enquadramento curricular: Geometria como tema transversal abordado do 1º ano ao 9º ciclo do Ensino Básico, sendo, em particular abordados conceitos e conteúdos dos subtemas: localização e orientação no espaço, figuras geométricas, propriedades geométricas (ângulos, paralelismo e perpendicularidade, triângulos e quadriláteros, amplitude de ângulos). Particular atenção se dá à observação incluída no programa do 9º ano: "É igualmente relevante que os alunos tenham conhecimento de que existem outras Geometrias e qual a razão para esse facto."
 
 

Descrição: Geometria e Medida é uma das áreas temáticas dos currículos presente em qualquer um dos ciclos e anos do Ensino Básico. A importância do seu ensino-aprendizagem prende-se com o facto desta se articular muito bem com as três capacidades transversais preconizadas nos diferentes programas de matemática, resolução de problemas, raciocínio matemático e comunicação, bem como permitir que competências como visualização, representação e raciocínio geométrico sejam adquiridas.
Nesta palestra a abordagem escolhida procura estabelecer pontes entre a Geometria que se aprende na escola e a sua aplicação na vida cotidiana, com recurso a objetos e materiais manipuláveis, de modo a facilitar o processo de ensino-aprendizagem. 

Observações
: Esta palestra poderá ser oferecida em conjunto com a palestra Uns micróbios por dia nem sabe o bem que lhe faziam? (ver no capítulo da Biologia) e/ou com a palestra Pão pão, queijo queijo. E as calorias? Onde é que as vejo? (ver no capítulo da Biologia) e ainda em conjunto com a sessão hands-on Pediu Ciência?

 
voltar 
  © 2024, Universidade do Minho